Projeto
“Confabulando com FÁbulas”
4º ano - Professoras:
Daniela – 4º A e
Gisceli 4º ano B
O que se espera que os alunos aprendam:
-
Fazer
uso – na leitura e na produção de fábulas – dos recursos
linguístico-discursivos
próprios do gênero.
-
Fazer
uso de estratégias e capacidades de leitura para construir sentidos sobre as
fábulas lidas. Isto envolve:
·
fazer
inferências sobre informações das fábulas considerando o contexto em que foram
produzidas;
·
comparar
diferentes fábulas observando e relacionando os diferentes sentidos produzidos
pelo uso dos recursos da linguagem
-
Fazer
uso de procedimentos de produção de texto na recriação – oral ou escrita -– das
fábulas. Isto envolve:
·
apropriar-se
de procedimentos de escritor, tais como o planejamento, a escrita e a revisão
da fábula, tendo em vista critérios previamente discutidos;
·
colocar
em diálogo diferentes versões de fábulas para recriá-las ou criar outras, a
partir da análise dos argumentos ou da moral previamente apresentados.
-
Fazer
uso dos recursos linguísticos e estilísticos próprios da fábula, explorados
durante a leitura e também durante a revisão coletiva de produções, para a
produção de outras fábulas.
Produto final sugerido
Livro (neste caso optou-se por fazer em forma de
televisão) de fábulas reescritas pelos alunos Esse livro terá como destino a
biblioteca da escola. Para sua divulgação, sugerimos que, no evento de
lançamento (para o qual podem ser convidados os pais, professores e colegas),
sejam planejadas leituras de fábulas em voz alta (ver detalhamento dessa
proposta na etapa de finalização do projeto).
Nenhum comentário:
Postar um comentário