sábado, 1 de janeiro de 2011

Confabulando com Fábulas

Projeto “Confabulando com FÁbulas”
4º ano  - Professoras:
Daniela – 4º A e Gisceli 4º ano B

O que se espera que os alunos aprendam:

-  Fazer uso – na leitura e na produção de fábulas – dos recursos linguístico-discursivos
próprios do gênero.
-   Fazer uso de estratégias e capacidades de leitura para construir sentidos sobre as fábulas lidas. Isto envolve:
·        fazer inferências sobre informações das fábulas considerando o contexto em que foram produzidas;
·        comparar diferentes fábulas observando e relacionando os diferentes sentidos produzidos pelo uso dos recursos da linguagem
-   Fazer uso de procedimentos de produção de texto na recriação – oral ou escrita -– das fábulas. Isto envolve:
·        apropriar-se de procedimentos de escritor, tais como o planejamento, a escrita e a revisão da fábula, tendo em vista critérios previamente discutidos;
·        colocar em diálogo diferentes versões de fábulas para recriá-las ou criar outras, a partir da análise dos argumentos ou da moral previamente apresentados.
-   Fazer uso dos recursos linguísticos e estilísticos próprios da fábula, explorados durante a leitura e também durante a revisão coletiva de produções, para a produção de outras fábulas.

Produto final sugerido

Livro  (neste caso optou-se por fazer em forma de televisão) de fábulas reescritas pelos alunos Esse livro terá como destino a biblioteca da escola. Para sua divulgação, sugerimos que, no evento de lançamento (para o qual podem ser convidados os pais, professores e colegas), sejam planejadas leituras de fábulas em voz alta (ver detalhamento dessa proposta na etapa de finalização do projeto).


Nenhum comentário:

Postar um comentário