sábado, 1 de janeiro de 2011

Projeto Animais do Mar


Projeto Didático:
Animais do mar
3º anos A, B, C, D, e E – Professoras: Roseli, Marilde, Nadia, Sabrina e Rosane – 2.012
Animais que serão estudados
Golfinho
Tartaruga marinha
Cavalo-marinho
Baleia-jubarte
Tubarão-azul
Caranguejo

Leitura e escrita de textos de divulgação científica
Leitura e escrita de
     A proposta envolve a leitura de textos de divulgação científica, buscando desenvolver nos alunos os comportamentos de leitor, intrinsecamente associados às práticas de estudo. Além da leitura, também daremos ênfase à produção de textos, direcionados para a divulgação do que os alunos tiverem aprendido.  A necessidade de aprender a estudar, para as crianças, não é apenas uma condição para a continuidade da vida escolar. É essencial também para o futuro exercício profissional, pois a capacidade de se atualizar continuamente se mostra vital no mundo atual, tendo em vista a rapidez com que surgem novas informações.
     E cabe à escola ensinar as práticas associadas ao estudo, particularmente
à leitura e à produção de textos de divulgação científica. Tais práticas passam a
ganhar cada vez mais espaço à medida que se avança na escolaridade, em textos
associados às áreas de História, Geografia e Ciências Naturais.
     Quando associada às atividades de estudo, a leitura inclui uma série de
ações indispensáveis ao propósito de ampliar os conhecimentos do leitor sobre
o tema abordado. No caso da escrita, a produção de textos de divulgação científica
impõe algumas características que são importantes para cumprir o objetivo
de compartilhar informações aprendidas.
     Para aprender os comportamentos de leitor e escritor associados às atividades
de estudo, é preciso inserir os alunos em situações em que eles utilizem
esses textos e possam compartilhar com outras pessoas o que aprenderam a
partir da leitura.

Expectativas de aprendizagem
Espera-se que, no desenvolvimento deste projeto, os alunos aprendam a:
·       ler textos de divulgação científica com maior autonomia;
·       conhecer algumas das características desses textos;
·       utilizar  procedimentos de leitor relacionados  à leitura feita com o propósito de estudar  (textos de divulgação científica);
·       utilizar comportamento de escritor relacionado à escrita de textos de divulgação científica.

Produto final sugerido
Mural exposto em espaço onde haja grande circulação de pessoas da comunidade
escolar (pais, professores, funcionários e demais alunos) e no qual os
alunos possam exibir suas produções – textos e ilustrações com curiosidades e
informações relevantes sobre os animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário