sábado, 1 de janeiro de 2011

Projeto didático: cantigas populares

Projeto Ler e Escrever – 2 º anos A e B das professoras Edna e Nilcemara 2012

Projeto didático: cantigas populares

Justificativa:
Houve um tempo em que as cantigas populares eram aprendidas
com amigos e familiares, transmitidas oralmente dos mais velhos para os
mais novos. Elas embalavam as brincadeiras das crianças, o trabalho dos adultos,
as festas da comunidade.
Hoje, principalmente nos grandes centros urbanos, a escola tem papel fundamental
na preservação dessas canções. Elas fazem parte do nosso patrimônio
cultural, e é na escola que os alunos, principalmente aqueles que vivem nos
grandes centros urbanos como a cidade de São Paulo, têm a oportunidade de
aprendê-las. Por isso é tão importante cantar na escola. Por isso também as
cantigas fazem parte do conteúdo aqui sugerido para o trabalho de leitura, de
escrita e de comunicação oral desenvolvido com os alunos da 1a série.
Além disso, as canções tradicionais têm ritmo e muitas apresentam também
rimas e repetições, recursos que facilitam a memorização do texto pelos
alunos. E por serem facilmente memorizáveis, as cantigas são textos bastante
adequados para trabalhar o sistema de escrita.

Produto final: Um livro com as cantigas favoritas da turma, para ser levado para
casa e para ser entregue a uma   turma de uma escola de Educação Infantil próxima.

Objetivos:
·         Escrever textos que eles saibam de memória e, assim, refletir sobre o sistema
de escrita, colocar em jogo suas hipóteses, confrontá-las com as dos
colegas.
·         Participar de uma situação de escrita coletiva, colocando em ação procedimentos
relacionados ao ato de escrever.
·         Elaborar um livro sobre um assunto trabalhado em sala de aula.
·         Apreciar e valorizar um dos elementos da cultura popular.

O que se espera que os alunos aprendam:
·         Uma variedade de cantigas, de cor, para que possam ler mesmo antes de
ler convencionalmente os elementos
·         A utilizar informações disponíveis nos textos relacionadas à diagramação
e a outros recursos das cantigas para fazer antecipações e verificá-las.
·         A escrever letras de algumas cantigas memorizadas e listas de títulos
das músicas preferidas, de acordo com suas hipóteses, utilizando os conhecimentos
disponíveis sobre o sistema de escrita.
·         A ditar as cantigas para o(a) professor(a) ou para o colega, controlando o
que deve e o que não deve ser registrado pelo escriba.
·         A interagir nas situações de produção de textos em duplas ou em grupos.
·         A preocupar-se com seus leitores em relação tanto à escolha das cantigas
para o livro, como à forma de apresentação, ilustrações etc..

Apresentaram também as cantigas para a comunidade.














































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