Projeto Ler e Escrever – 2 º anos A e B das professoras Edna e
Nilcemara 2012
Projeto didático:
cantigas populares
Justificativa:
Houve um tempo em que as
cantigas populares eram aprendidas
com amigos e familiares,
transmitidas oralmente dos mais velhos para os
mais novos. Elas embalavam as
brincadeiras das crianças, o trabalho dos adultos,
as festas da comunidade.
Hoje, principalmente nos
grandes centros urbanos, a escola tem papel fundamental
na preservação dessas canções.
Elas fazem parte do nosso patrimônio
cultural, e é na escola que os
alunos, principalmente aqueles que vivem nos
grandes centros urbanos como a
cidade de São Paulo, têm a oportunidade de
aprendê-las. Por isso é tão
importante cantar na escola. Por isso também as
cantigas fazem parte do
conteúdo aqui sugerido para o trabalho de leitura, de
escrita e de comunicação oral
desenvolvido com os alunos da 1a
série.
Além disso, as canções
tradicionais têm ritmo e muitas apresentam também
rimas e repetições, recursos
que facilitam a memorização do texto pelos
alunos. E por serem facilmente
memorizáveis, as cantigas são textos bastante
adequados para trabalhar o
sistema de escrita.
Produto final: Um
livro com as cantigas favoritas da turma, para ser levado para
casa e para ser entregue a
uma turma de uma escola de Educação
Infantil próxima.
Objetivos:
·
Escrever
textos que eles saibam de memória e, assim, refletir sobre o sistema
de escrita, colocar em jogo
suas hipóteses, confrontá-las com as dos
colegas.
·
Participar
de uma situação de escrita coletiva, colocando em ação procedimentos
relacionados ao ato de
escrever.
·
Elaborar
um livro sobre um assunto trabalhado em sala de aula.
·
Apreciar
e valorizar um dos elementos da cultura popular.
O que se espera que os alunos
aprendam:
·
Uma
variedade de cantigas, de cor, para que possam ler mesmo antes de
ler convencionalmente os
elementos
·
A
utilizar informações disponíveis nos textos relacionadas à diagramação
e a outros recursos das
cantigas para fazer antecipações e verificá-las.
·
A
escrever letras de algumas cantigas memorizadas e listas de títulos
das músicas preferidas, de
acordo com suas hipóteses, utilizando os conhecimentos
disponíveis sobre o sistema de
escrita.
·
A
ditar as cantigas para o(a) professor(a) ou para o colega, controlando o
que deve e o que não deve ser
registrado pelo escriba.
·
A
interagir nas situações de produção de textos em duplas ou em grupos.
·
A
preocupar-se com seus leitores em relação tanto à escolha das cantigas
para o livro, como à forma de
apresentação, ilustrações etc..
Apresentaram também as cantigas para a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário